Se você está esperando por algum tipo de conclusão profunda para a franquia doDisney Channel, Hannah Montana, você está assistindo o show errado. No episódio final, exibido às 18:00 no domingo, Miley Cyrus termina a saga de identidade secreta fiel à forma: inveja, exagero na atuação e óculos engraçados.
Em vez de dizer adeus com um abraço de urso, Hannah Montana nos dá o equivalente a um amável soco.
Isso é apenas apropriado, no entanto. Hannah Montana é o que é – ou melhor, era o que era. Alegre e completamente ilógico, que poderia ter sido um desenho animado para toda a sua profundidade. Ninguém assistindo ao Disney Channel quer chorar.
O enigma final de Miley Stewart é o seguinte: Será que ela deveria cumprir sua promessa para sua melhor amiga, Lilly (Emily Osment), e ir com ela para a Universidade de Stanford? Ou ela deve aceitar a oferta súbita para co-estrelar comTom Cruise em um filme de Steven Spielberg?
(Um aparte: Tom Cruise é o ator mais tentador para uma adolescente? Sério?)
O último episódio é previsível e seguro, com uma mensagem sobre a importância da amizade. Bocejo. O que tem sido muito mais surpreendente é que Miley Cyrus terminou a sua carreira na Disney com algo perto da graça. Apesar de todas as expectativas, Cyrus não tem se revelado como um modelo ruim.
Ela não está completamente limpa, na verdade. Na vida real, Cyrus tem prazer em usar roupas vulgares, “pegar” garotos em público, tirar fotos sugestivas de si mesma e festejar. Mas eu estaria mais preocupado com um jovem de 18 anos que não fez isso.
Hannah Montana tem estado na TV por quatro anos, e uma vez que a Disney percebeu o hit que isso era, recebeu dinheiro de qualquer forma que podia. Cyrus tem feito turnês, gravado oito álbuns, estrelado filmes e lançado bonecas, perucas, acessórios para piscinas infláveis, máquinas de karaokê e muito mais.
Mas aqui está o que Cyrus não fez:
- entrado na reabilitação;
- ser hospitalizada por “exaustão”;
- sido presa;
- raspado a cabeça;
- atacado paparazzis;
- aparecer chocada com a existência de uma fita de sexo;
- processado seus pais.
A partir do que aprendemos sobre atores mirins, isso, meus amigos, é nada menos que um milagre.
Cyrus tem atuado desde que tinha 9 anos de idade, sob considerável pressão. Seu pai deve o seu trabalho à ela (a sua contribuição principal para o final é uma piada), sua mãe tem sido associada ao roqueiro Bret Michaels (o divórcio é iminente), e a cada semana Cyrus pode assistir a uma paródia de si mesma no Saturday Night Live.
Cyrus tem mais do que merecido um colapso nervoso.
Mas ela escolheu filmar a quarta temporada de Hannah Montana, fazer direito pela Disney e por seus fãs. Qual outro ator-criança teria chegado tão longe sem um tiro na cabeça?
Para efeitos de comparação, pense sobre o fato de que Taylor Momsen, de Gossip Girl, também foi considerada para o papel de Hannah Montana. Você a viu ultimamente? Na vida real, Momsen usa maquiagem de guaxinim e lingerie esfarrapada com sua banda The Pretty Reckless para cantar sua canção mais popular, Make Me Wanna Die.
Cyrus só parece melhor e melhor.
Não espere muito de um desvio, tendo em conta seus projetos futuros. Ela já está envolvida no filme LOL, sobre uma estudante colegial lidando com a pressão dos colegas. Agora ela está filmando So Undercover (título original: “I’m Like Sooo Undercover”), sobre uma detetive particular que entra disfarçada em uma fraternidade da faculdade.
Ei, não é todo ator que quer se estender.
No início da temporada, Hannah Montana saiu do armário, tirou a peruca e disse ao mundo que ela era Miley Stewart. Miley Cyrus merece a mesma cortesia. É hora de libertá-la da hipocrisia do estrelato Disney.
Vá em frente, Miley – haja de acordo com sua idade. Fuja para Las Vegas, pegue esse papel de stripper ou se aposente, se você teve o suficiente. Você tem encantado meninas por anos, e vendido toneladas de merchandise.
Pegue uma sugestão de Miley Stewart, e seja apenas você.